O PR7 começa entre a Capela de Santo António e o Parque do Cerejal, que é considerado um dos melhores jardins da vila de Góis. O percurso segue pela margem direita do rio Ceira, passando junto ao Gimnodesportivo e ao Posto da GNR.
Após atravessar a EN 342, vire à esquerda em direção à aldeia de Casalinho de Baixo, onde poderá ver o moinho de rodízio e a ponte suspensa sobre o rio Ceira. Depois de atravessar a ponte, siga pela EN2, virando à direita até chegar à Quinta do Carvão. Ao longo deste trajeto, entre a Quinta do Carvão e o Linteiro, repare na diversidade de espécies arbóreas, como carvalhos e sobreiros. Para alcançar o Linteiro, atravessará uma ponte pênsil, suspensa por cabos de aço.
O percurso segue pela aldeia de Inviando, que em tempos foi conhecida pelas suas várias rodas de rega. Na aldeia de Várzea Pequena, pode fazer um desvio para visitar a Praia Fluvial das Canaveias, um local agradável para uma pausa. Retome o trilho e siga até ao Largo do Adro da Igreja, na Várzea Grande, onde poderá descansar e fazer um pequeno lanche para recuperar energias.
A caminhada continua em direção à aldeia de Nogueiro, passando pela Capela da Senhora da Boa Morte. Nogueiro é uma pequena localidade também com capela. Saindo da aldeia, entra num caminho envolto por vegetação autóctone, que o levará até à aldeia de Carvão, onde poderá observar carvalhos, azereiros e azevinhos.
Depois, prepare-se para uma subida até à aldeia de Alagoa, que, juntamente com as outras aldeias da região, forma a chamada Costa de Góis. Após passar por Alagoa, o percurso torna-se descendente até ao final, passando pelos estaleiros municipais, pela zona industrial, e, finalmente, atravessando a ponte de ferro para regressar ao Parque do Cerejal, onde termina o trilho.