O percurso tem início na Aldeia do Xisto de Aigra Velha. Após explorar a aldeia, siga as indicações que o conduzem pelo estradão do Parque Florestal da Oitava. Caminhe em silêncio, pois poderá ser observado por um veado, e não perca a oportunidade de o avistar.
Ao longo do caminho, passará por vários apiários até chegar ao Parque Florestal da Oitava, onde encontrará um parque de merendas. Este é um excelente local para fazer uma pausa, petiscar e recuperar energias. Pode também refrescar-se na pequena represa, situada um pouco acima do parque. Tenha cuidado ao descartar o lixo, pois os animais selvagens, como raposas e javalis, podem revirar os contentores e espalhar os resíduos.
Após recuperar forças, siga novamente pelo estradão. Alguns metros mais à frente, vire à esquerda e desça o caminho. Passará por castanheiros e azevinhos, e, ao atravessar a linha de água, enfrentará uma subida que o levará à aldeia dos Povorais, a mais alta do concelho e a mais próxima dos Penedos de Góis. Explore a aldeia e siga pela esquerda, por entre pinhais, onde avistará ao longe a aldeia da Pena, o seu próximo destino.
Durante a descida, passará junto ao Penedo da Abelha, uma área equipada para a prática de escalada. A Pena é também uma Aldeia do Xisto. Após visitá-la, siga a levada que acompanha a ribeira. A partir deste ponto, o percurso será sempre a subir até regressar à Aigra Velha, onde a sua jornada terminará.
Se preferir um percurso mais curto, há uma variante que reduz o trajeto para metade, ligando diretamente Aigra Velha aos Povorais.