O percurso "Aldeias de Azeitão" oferece, além de uma paisagem natural deslumbrante, uma imersão na história e cultura da região. Com a possibilidade de ser percorrido na sua totalidade ou numa versão mais curta (PR 4.1), aos 6,0 km, este trajeto é perfeito para quem deseja explorar tanto os aspetos culturais como os naturais de Azeitão.
Durante o percurso, terá a oportunidade de descobrir as origens de Azeitão, uma localidade situada no coração do Parque Natural da Arrábida. O nome Azeitão, de origem árabe (azzeittum), refere-se aos vastos olivais que outrora cobriam a região. A sua origem remonta à Idade Média e, ao longo dos séculos, a agricultura, especialmente a viticultura e a oliveira, moldaram a paisagem que ainda hoje caracteriza a região, com quintas e pequenos núcleos populacionais que mantêm essas tradições.
Azeitão ganhou renome a partir do século XV, quando se tornou um dos locais prediletos da nobreza portuguesa, sendo sombreadas pela majestosa Serra da Arrábida. O percurso começa e termina em Vila Nogueira de Azeitão e atravessa várias aldeias históricas, incluindo a Aldeia Rica, Oleiros, a Aldeia de Irmãos, a Piedade, a Portela, São Pedro, Casais da Serra e Picheleiros, sempre sob a imponente presença da Serra e seus tradicionais caminhos.
A versão mais curta, a variante PR 4.1, é ideal para aqueles que desejam uma experiência mais focada no património cultural, permitindo conhecer várias capelas, fontes e outros pontos emblemáticos que fazem de Azeitão um local de grande riqueza histórica.