O percurso tem início junto ao posto de turismo, localizado no antigo posto da Guarda-Fiscal, e segue em direção a Segura pela antiga estrada de calçada, passando ao lado do chafariz que dá nome à localidade.
Após atravessar a EN 355, o trajeto sobe pela rua Tenente João Lopes, alcançando a rua Nova e entrando no Largo da Praça pelo Arco das Portas de Baixo. Continuando à esquerda, o caminho segue pela rua do Alegrete e depois pela rua das Portas de Cima.
Cruzamos novamente a EN 355 e, por caminhos entre muros, rapidamente chegamos a um cruzamento de dois caminhos largos e bem definidos. Seguindo em frente, a cerca de 150 metros, encontramos a antiga Lavaria, onde o minério era lavado. Após a visita, regressamos ao cruzamento e seguimos agora pelo caminho à esquerda.
Após caminhar cerca de 300 metros, tomamos uma quelha à esquerda, entre muros, que nos conduz à antiga quinta chamada Horta do Mirante. Desta quelha, é possível avistar um monte cónico, onde são visíveis as cascalheiras das antigas minas de chumbo. A partir daqui, seguimos à direita por um caminho antigo que nos leva novamente à EN 355. Depois de caminhar 100 metros pela estrada, chegamos ao campo de futebol e à sede do Clube de Caça e Pesca.
Do clube, sai um pequeno ramal que, ao longo da EN 355, leva-nos até às antigas minas de volfrâmio e estanho, localizadas à esquerda da estrada (no sentido oposto a Segura), a cerca de 250 metros do Clube de Caça e Pesca.
Após visitar as minas, regressamos ao Clube e continuamos o percurso por um caminho a sul do campo de futebol, virando à direita por uma estrada asfaltada que nos conduz de volta a Segura.