O Trilho da Serra do Açor é um percurso circular que pode ser iniciado na Ponte do Colmeal ou na aldeia do Soito, onde encontrará painéis informativos. Se optar por começar no Soito, uma visita pelas suas ruas e casas de xisto é imprescindível. Esta aldeia tem recuperado a maioria das suas casas com a traça tradicional, tornando-se numa das mais bonitas do concelho.
No Soito, pode escolher entre seguir pela variante que o levará até ao Loural, uma aldeia com um projeto de alojamento turístico, o que reduzirá a distância total do percurso pela metade, ou continuar em direção à Ponte do Colmeal.
Ao seguir para a Ponte do Colmeal, o trilho desce até ao rio Ceira, onde poderá refrescar-se nas suas águas cristalinas. Perto do painel informativo e do abrigo, há locais ideais para descansar antes de prosseguir até à ponte. Aqui, o rio Ceira convida a um mergulho nas suas águas frescas e límpidas, um ponto de paragem obrigatório.
Depois de desfrutar do rio, a caminhada continua em direção à aldeia de Carvalhal do Sapo. Durante a subida, poderá admirar uma vista soberba sobre a aldeia do Colmeal, uma paisagem de encher os olhos. Ao chegar a Carvalhal do Sapo, explore as ruas e casas em xisto, absorvendo a autenticidade desta aldeia serrana.
O trilho segue em direção à Aldeia Velha, onde à entrada encontrará um leitor de paisagem que oferece uma vista privilegiada sobre as principais elevações do centro de Portugal: Buçaco, Caramulo, Estrela e Açor. Aldeia Velha, a mais alta do concelho de Góis, proporciona vistas deslumbrantes sobre as serras e um ar puro incomparável. Ao explorar esta aldeia, aproveite para conhecer as suas ruas e casas tradicionais de xisto.
Mais à frente, poderá novamente optar pela variante que o levará ao Loural e de volta ao Soito, encurtando o percurso, ou seguir em frente em direção à Malhada. Neste ponto, encontrará a Quinta do Ribeiro de Além e a Quinta das Águias, antigas quintas serranas que em tempos abrigavam grandes rebanhos de cabras.
Na Malhada, aproveite para explorar a aldeia e depois desça em direção à aldeia de Carrimá. A última subida leva-o de volta ao Soito, onde termina este encantador itinerário pela Serra do Açor.