O PR 8, conhecido como "Rota do Boieco", é um percurso pedestre em circuito que se inicia no Bairro dos Louceiros, em Idanha-a-Nova. Este trajeto envolve a parte histórica da vila, passando pela brecha do Pônsul e pela vasta campina de Idanha.
O percurso começa junto aos fornos de louça e desce até ao fundo do bairro, onde se toma uma rua à direita. Após umas escadinhas, desemboca-se numa vereda que conduz ao "Barroco do Boieco", um imponente bloco de granito que se eleva sobre a campina, oferecendo uma vista panorâmica extraordinária.
Após uma breve pausa, o caminho prossegue por um trilho que segue em direção à margem do rio Pônsul, movendo-se para norte. Do lado esquerdo, já se avista a imensa escarpa da falha, onde uma numerosa colónia de abutres nidifica.
Seguindo por um caminho mais largo, passa-se pela ETAR e, em seguida, vira-se à esquerda para subir pela velha calçada que ziguezagueia até Idanha. Pelo caminho, encontram-se o chafariz Fundeiro e, mais acima, o chafariz da Mina.
O percurso entra na zona histórica da vila pela rua de S. Pedro, onde está localizado o posto de turismo. Mais acima, encontram-se o solar dos Marqueses da Graciosa, a pousada da Juventude e, por trás desta, a igreja Matriz e o castelo, ao qual se acede pela rua da Igreja.
Subindo até ao castelo, um importante geossítio do Geoparque da Naturtejo, obtém-se uma vista abrangente de toda a região, incluindo a campina, a falha do Pônsul e os abutres voando em círculos no horizonte.
A partir do castelo, o percurso volta à pousada da Juventude, de onde se segue pela rua do Quelhão e depois pela rua da Carreira. Esta rua, em ascensão, leva à rua do Pendricão, que guia o caminhante de volta ao Bairro dos Louceiros, onde o percurso termina, junto aos fornos.