Inicie o percurso no Largo da Praça, seguindo pela Rua da Parreira e depois pela Rua da Estrada Nova. Passe ao lado do Centro Cultural de Odivelas e vire à direita antes das casas agrícolas. Percorra um pequeno trecho de caminho rural e, ao chegar à famosa Estrada Nacional EN2, cruze-a com o máximo cuidado.
Continue pelo caminho rural ao lado do olival, onde se encontram enterradas as ruínas da Villa Romana da Folha da Amendoeira. Cruze o canal de rega e siga por uma parte do laranjal. Após passar pelas casas do monte, vire à esquerda, onde costuma haver alfaias agrícolas, e depois tome à direita, seguindo um longo caminho entre fileiras de laranjais em crescimento até encontrar e seguir junto à vedação da propriedade vizinha.
Ao passar junto ao marco geodésico, na esquina da vedação, vire à esquerda e continue a acompanhar a vedação, tendo ao lado direito um imenso olival extensivo. Passe por uma portada, geralmente aberta, à esquerda da vedação e siga em frente, atravessando vastos campos salpicados de azinheiras. À sua direita, encontrará o Parque de Campismo Markádia, e mais adiante, o paredão da Barragem de Odivelas.
Antes da barragem, vire à esquerda e, após cruzar o canal, vire imediatamente à esquerda, seguindo por uma área muito arborizada. Vire à direita no próximo caminho e, ao chegar junto ao descarregador de água, atravesse a vedação e comece a descer à direita até alcançar a Ribeira de Odivelas.
Ao encontrar a margem esquerda da ribeira, siga sempre ao longo do seu curso. Quando avistar Odivelas, será o momento de cruzar novamente a Estrada Nacional EN2. Vire à direita na Travessa do Forno da Cal até chegar à Rua da Saudade, a principal e histórica artéria que sobe ao monte onde se encontra a Igreja de Santo Estêvão. Após admirar a igreja, siga pela Rua da Igreja até ao centro de Odivelas.