No limite dos concelhos de Ferreira do Alentejo e Alvito, encontra-se a Herdade dos Patos, um local que inclui uma grande massa de água criada pela consolidação de uma albufeira de apoio à rega. As condições naturais resultantes desta albufeira, aliadas a temperaturas amenas, abundância de alimento e zonas propícias à proteção, transformaram este lugar num dos mais importantes santuários de aves aquáticas em todo o Alentejo. A designação "Lagoa dos Patos" surge da significativa colónia de patos que ali habita, convivendo com uma extensa variedade de outras aves e animais típicos das zonas húmidas.
O percurso proposto é circular em formato de laço, com um troço comum no início e no final, ligando ao ponto de partida em Alfundão, junto à Igreja Matriz. Para iniciar, saia de Alfundão pela Rua da Igreja e continue pela Rua das Fontaínhas. Cruze o ribeiro e siga pelo caminho de terra batida que começa entre pavilhões agrícolas. Continue até encontrar um desvio à esquerda que conduz a um caminho rural, o qual se conecta a uma estrada asfaltada onde deve seguir à esquerda.
No cruzamento seguinte, vire à direita e percorra cerca de um quilómetro ao longo da estrada asfaltada até chegar ao cruzamento da Herdade da Torre. Siga pelos caminhos rurais conforme as indicações, cruze a estrada e continue pelos caminhos que levam à parte superior da Lagoa dos Patos. Acompanhe a lagoa pela margem esquerda, ao sul da mancha de água, até chegar ao paredão.
Nesta área, poderá observar as muitas aves aquáticas que ali se alimentam, vivem e nidificam. É importante respeitar o equilíbrio natural, agindo com a máxima responsabilidade e segurança. Continue o percurso em direção ao sul, contornando as instalações agrícolas pela direita e atravessando o olival. Cruze a linha de água e siga sempre junto ao amendoal, virando à esquerda ao final deste.
Contorne o talhão de olival até alcançar novamente a estrada, que deve ser cruzada com muito cuidado, e siga pelo mesmo troço de caminho utilizado anteriormente para retornar ao ponto de partida.