Este percurso de Pequena Rota é linear e tem a extensão de 8,6km, tem início no largo da aldeia de Vale de Lobo e termina na cidade de Mirandela, junto ao Nicho de São Sebastião. Faz parte da rede de Percursos Pedestres do concelho de Mirandela e está homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.
No largo da aldeia de Vale de Lobo é possível observar um antigo lagar de azeite comunitário e a capela de N.ª Sr.ª do Rosário. Seguindo o trilho irá passar a 50m da Igreja Matriz de Vale de Lobo, onde poderá fazer o desvio para a visitar, e posteriormente, seguir para o fundo da aldeia, onde entrará em estradão de terra batida em direcção ao monte. Aí poderá ver os grandes olivais e propriedades que ainda hoje continuam a ser cultivadas e onde é possível encontrar gado bovino e caprino a pastar.
Há cerca de 60 anos, este caminho era percorrido a pé pelas pessoas desta aldeia, que se deslocavam até à então vila de Mirandela. Por ocasião das festas de N. Sr.ª do Amparo, algumas pessoas percorriam o caminho descalças levando um par de sapatos na mão e um pano. Faziam-no para não estragarem o calçado pois, na época, a maioria delas tinha apenas um par de sapatos (socos ou chinelos), havendo mesmo quem não tivesse nenhum. Ao chegarem à vila de Mirandela, mais precisamente a São Sebastião, limpavam os pés com o pano, calçavam os sapatos e seguiam para a festa. Semanalmente faziam este percurso com burros carregados de lenha que vendiam aos proprietários das padarias da vila.