A Pequena Rota "Trilho do Vale do Tua" inicia-se no painel informativo localizado junto da antiga estação de caminho-de-ferro de Abreiro, na Linha do Tua, onde outrora paravam os comboios vindos de Bragança ou de Foz Tua, atravessando vales encaixados, pontes, túneis e curvas apertadas ao longo de precipícios junto à margem esquerda do rio Tua.
Após vencer o declive entre a antiga estação de caminho-de-ferro de Abreiro e a Estrada Nacional 314, segue para a Ponte de Abreiro, local de paragem obrigatória para se avistar a paisagem de vale encaixado onde ainda resistem dois pilares da Ponte Velha, conhecida localmente por Ponte do Diabo. Segundo reza a história, sempre que se assentava a última pedra na guarda da Ponte, esta aparecia derrubada na manhã seguinte pelo diabo. A Ponte, que fora construída no século XVII e destruída no dia 22 de dezembro de 1909, por ocorrência das cheias, estava ligada à Calçada da Pendurada, construída na Época Medieval, que unia Torre de Moncorvo à cidade do Porto, passando por Vila Flor, Abreiro e Murça.
À chegada a Abreiro, pode apreciar imponentes casas senhoriais e, mais no centro da aldeia pode ver o pelourinho que está classificado como imóvel de interesse público. Antes de passar no Museu Dr. Adérito Rodrigues, encontra a Igreja Matriz do estilo maneirista, construída no século XVII em honra a Santo Estevão. Pode visitar o Museu Dr. Adérito Rodrigues (ilustre médico natural de Abreiro que muito ajudou a população local) e confirmar a sua localização no painel informativo.
Depois, segue em direção ao Miradouro do Vale do Tua, passando pela Fonte Velha e pelo Lavadouro. No Miradouro do Vale do Tua deleite-se com a riqueza e variedade de elementos da paisagem: o rio Tua com o seu traçado curvilíneo, o vale aberto onde se introduziu a vinha, a Linha do Tua paralela ao Rio e o horizonte que faz pensar sobre a imensidão da Terra. Depois desce e aproxima-se das águas do rio Tua e segue ao longo da sua margem direita. Depois afasta-se do rio Tua e segue até à aldeia de Abreiro.
O GPX aqui disponibilizado tem uma alteração no primeiro 1.5 km do percurso que leva o caminheiro até Abreiro pela Calçada da Pendurada ( antiga via medieval ), evitando assim que se transite em ambos os sentidos pelo mesmo traçado, visto que a descida vem pelas margens do rio Tua. O traçado original está disponível no site do promotor.