O percurso tem início junto ao Pelourinho de Frossos, na antiga povoação de Frossos, que foi sede de Julgado e de Concelho. Este trilho pedestre proporciona uma visita à Pateira de Frossos, uma área palustre formada por antigos arrozais, que se destaca por ser um complexo mosaico agrícola. A diversidade da fauna e flora é notável, refletida no elevado número de espécies de aves e pequenos mamíferos que utilizam principalmente as sebes como habitat.
Este é um percurso fácil, sem grandes desníveis de altitude. Após sair da povoação, o caminho dirige-se ao parque Boca do Carreiro, em Frossos. A partir deste ponto, o trilho pedestre segue em direção a Angeja, oferecendo a possibilidade de prolongar a caminhada até ao Parque do Areal, sendo o regresso feito pelo mesmo trajeto.
Retomando o percurso no ponto anterior, o trilho continua por entre trilhos e caminhos agrícolas ao longo das margens do Rio Vouga. Após deixar o rio para trás e continuar pelos campos, o caminho volta a conduzir ao Parque Boca do Carreiro. O percurso termina retornando à povoação, seguindo o mesmo trajeto utilizado no início da caminhada.