A zona mais a sul do território de Ferreira do Alentejo, que abrange Abegoaria, Gasparões e Aldeia do Rouquenho, distingue-se por pequenas quintas e montes desenhados com precisão, apresentando um padrão de povoamento diferente do que se encontra nas restantes localidades do concelho. Este é um território de contrastes, onde se estabelece uma relação surpreendente entre o minifúndio e o tradicional latifúndio dominante.
Este percurso é linear e pode começar tanto em Abegoaria como na Aldeia de Rouquenho, duas localidades atravessadas pela Estrada de Gasparões. Sugerimos iniciar o trajeto em Abegoaria, junto à antiga escola primária. A partir daí, cruze a estrada e siga ao longo de pequenas quintas, virando à esquerda no primeiro entroncamento. Próximo ao Monte Chalaça, vire à direita até ao cruzamento e siga novamente à direita até alcançar a linha de água no final do talhão de olival.
Vire à esquerda e continue ao longo da linha de água, acompanhando-a pelo lado esquerdo até cruzar uma pequena ponte junto a árvores. Depois, pela direita da linha de água, siga ao longo de toda a albufeira até chegar ao paredão, que deve atravessar. Nos períodos de chuva, quando o trilho pode ficar submerso, deve seguir por dentro do olival. Continue em direção ao sul até ao Monte do Zambujeiro, onde deve virar à esquerda até avistar um eucaliptal.
No cruzamento junto ao eucaliptal, vire à direita e siga em frente até avistar os primeiros montes com casas. Vire à esquerda e cruze a Estrada de Gasparões com muito cuidado. Continue em frente e vire à direita no final da rua. Vire novamente à direita, contornando as pequenas quintas, e cruze novamente a estrada.
Ao chegar ao centro de Gasparões, vire à esquerda e siga pela rua principal, fazendo um ligeiro desvio à direita seguido de uma curva apertada à esquerda. Continue para sul até encontrar a estrada que leva à Aldeia de Rouquenho. Ao cruzar a Aldeia, siga até encontrar o Centro de Convívio.