Este território do concelho de Ferreira do Alentejo mantém intactas as características típicas das culturas de sequeiro e do montado tradicional, uma vez que a abundância de água proveniente do regadio do Alqueva não chegou a esta região. Durante o inverno, as paisagens são verdejantes e na primavera tornam-se floridas, mas nos meses de verão, transformam-se em prados dourados, pontilhados pelo verde escuro das azinheiras e sobreiros. As pequenas aldeias, que marcam o início e o fim do percurso, juntamente com os montes dispersos, revelam um povoamento agrícola ancestral.
O percurso é circular e passa por três aldeias, permitindo que a partida possa ser feita a partir de qualquer uma delas, onde se encontra um painel informativo. Nesta descrição, sugerimos a saída da Aldeia de Ruins. Siga pela Rua Poeta Bocage em direção a leste, por um caminho rural, e no segundo cruzamento, vire à direita para sul. Ao chegar a Olhas, vire à direita na Rua Alexandre Herculano e depois à esquerda na Rua Gil Vicente. No final desta rua, vire à direita até alcançar o entroncamento final, onde deve virar à esquerda.
Continue em direção ao sul, vire na primeira à direita, suba ligeiramente e passe por um conjunto de casas antigas. Prossiga por um caminho de terra batida, vire à esquerda e siga ao longo das terras de semeadura até cruzar uma ribeira, após a qual encontrará uma bonita mancha de montado. Continue em frente, percorrendo um caminho rural que atravessa vastos campos de cereais até chegar ao primeiro edifício agrícola, onde deve virar à direita para entrar em Canhestros pelo seu núcleo mais antigo.
Vire à esquerda e cruze Canhestros ao longo da estrada nacional EN383 até à rotunda, onde deve virar à direita. Continue pela estrada nacional EN121 até ao final da aldeia e vire à direita antes do campo desportivo. Siga por um caminho rural à esquerda, quase atingindo a estrada, e infletindo à direita pelo montado. Contorne o monte agrícola e atravesse a Ribeira de Canhestros, seguindo por campos de regadio e cerealíferos até virar à esquerda no último entroncamento e alcançar novamente a Aldeia de Ruins.