O PR8 "Trilho de Vale do Conde", localizado em Mirandela, é um percurso pedestre circular de dificuldade média/alta, com aproximadamente 11 km de extensão. Inicia-se e termina na aldeia de São Pedro de Vale do Conde, junto ao painel informativo no centro da localidade.
O trajeto começa em direção a sul, no sentido dos ponteiros do relógio, desviando-se depois para norte em direção à aldeia de Marmelos. Aqui, é possível visitar a Igreja Paroquial e a Fonte Ferrada através de uma breve derivação. Continuando, o trilho conduz ao Alto de Santa Catarina antes de retornar ao ponto de partida. Durante o percurso, destaca-se a vista para o maciço da Serra de Santa Comba, uma área de excecional beleza natural, com a maior concentração de pinturas rupestres esquemáticas da Pré-História recente em Portugal.
Ainda dentro do concelho de Mirandela, encontra-se o vértice geodésico de "Soalheiro" a 940 metros de altitude e, nas proximidades, o Buraco da Pala, um abrigo rochoso pré-histórico singular e emblemático.
O trilho integra-se numa rede maior de percursos interligados, permitindo explorar a riqueza cultural e natural da região. Destaca-se a conexão com outros trilhos locais, como o PR9 "Trilho das Oliveiras e Amendoeiras em Flor", PR6 "Trilho da Serra do Cubo" e PR7 "Trilho da Fraga do Diabo". Esta rede de trilhos proporciona uma experiência única de caminhada, atravessando paisagens diversificadas e as microrreservas do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT).
Ideal para os amantes de trilhos desafiantes e de uma imersão na história e na natureza, o PR8 promete momentos inesquecíveis na região de Mirandela.