Trilhos & Caminhadas
  • HOME
  • PERCURSOS
  • CALENDÁRIO
  • FÓRUM
  • MEUS PERCURSOS
  • CONTACTOS
  • X
    Gosta do conteúdo que disponibilizamos gratuitamente?
    Se sim, considere apoiar-nos no GoFundMe! Com a sua contribuição, poderemos continuar a criar mais conteúdo de qualidade e a melhorar ainda mais os nossos serviços. Em troca, terá a nossa gratidão eterna!
    Junte-se à nossa comunidade e ajude-nos a manter este projeto vivo e a crescer cada vez mais.
    Obrigado!

    PR5 - No trilho da Sra. da Consolação às Margens do Cávado ( BCL )

    Classificação: 0 avaliações

    Descrição do Percurso

    O Percurso ?No trilho da Sra. da Consolação às Margens do Cávado? é um traçado classificado de pequena rota (PR), com cerca de 12,5 Km, de tipologia circular e de dificuldade ?fácil? caracterizado pela variedade de pontos de interesse de natureza paisagística e ornitológica, ligados ao Rio Cávado, mas também de interesse religioso e patrimonial, que percorre os territórios das freguesias de Fornelos, Gilmonde e Vila Seca, explorando a margem do Rio Cávado. É um trilho que leva os pedestrianistas a explorar locais recônditos, atravessando os ribeiros que, tranquilamente se entregam ao Cávado, azenhas perdidas que rememoram um passado longínquo e que fazem parte de um importante legado patrimonial, sempre com o Cávado no seu estado mais natural.

    Partindo da igreja paroquial do Divino Salvador de Fornelos, segue-se por caminhos rurais empedrados em, direção à emblemática capela de Nossa Senhora da Consolação, situada no cume de um pequeno outeiro, de onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica, que vai desde o mar até ao santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, tal como nos descreve Teotónio da Fonseca, na sua obra ?O Concelho Barcelos Aquém e Além -Cávado?.

    Seguindo em direção ao Cávado, depois de serpentear por um curioso núcleo rural onde a arquitetura típica ainda predomina, penetra-se em caminhos florestais, envoltos pela frescura da natureza e pela aragem do Atlântico que penetra nestas terras pelo leito do rio. Surpreenda-se com as várias espécies de aves que sobem o rio e nos fascinam com a sua rotina diária, na busca de alimento ou simplesmente na eterna monotonia de desfrutar do seu habitat. Dependendo da hora do dia e das condições climatéricas, ocasionalmente, pode deparar-se com a garça branca pequena (Egretta garzetta), a garça real (Ardea cinerea), o corvo marinho de faces brancas (Phalacrocorax carbo), o colhereiro (Platalea leucorodia), o pato bravo (Anas platyrhynchos), entre tantas outras. O trilho vai serpenteando por entre amieiros (Alnus glutinosa), choupos (populus alba), salgueiros (Salix atrocinerea Brot.) e outras espécies ripícolas, num contexto natural de rara beleza, onde a natureza veste a sua melhor indumentária. Nos meses mais húmidos, também se encontram várias espécies de cogumelos que fazem as delícias de fotógrafos e de apreciadores da micologia.

    Do ponto de vista do património cultural e etnográfico, neste percurso encontram-se ainda as ruínas de moinhos e azenhas, que remetem para a riqueza do património molinológico e para as intervenções efetuadas, ao longo do tempo, no rio, como é o caso do açude e azenha da Pedreira e, mais à frente, ainda em Fornelos, o açude do Contador que ligava à freguesia de Mariz na outra margem, onde se situa um excelente parque de merendas para fruir do rio Cávado.

    Depois do percurso natural que ladeia a margem do Cávado, já na freguesia de Gilmonde, envolva-se novamente na ruralidade e nos campos de cultivo. De regresso a Fornelos, destaca-se ainda a passagem pela ?Aldeia de Baixo?, o núcleo habitacional mais antigo da freguesia onde pode ver a ?Casa do Passadiço?, o centenário ?Fontanário da Aldeia?, construído em meados do séc. XVII e, por fim, a Capela de Santa Comba, nas imediações da igreja Paroquial, onde termina o percurso.

    • Detalhes Técnicos
    • Tempo
    • Contactos Úteis
    • O Que Levar
    • Onde Dormir
    • Táxis
    Estado do Trilho
    OK! Sem problemas reportados
    Distância: 13.0 km
    Dificuldade: Fácil
    Duração: 03:30
    Tipo: Circular
    Marcações: Não
    Coordenadas GPS Início: 41.5156, -8.67613 ( Ver no Google Maps )
    Distrito: Braga
    Concelho: Barcelos

    Mapa do Percurso Ecrã Cheio

    Ver Área Ardida

    Comentários

    Registe-se ou efectue o Login para poder comentar!
    Sem comentários!
     
    TAGS: Trilhos Norte de PortugalTrilhos no Minho